06 outubro 2011

Material para iniciar as costuras

Eu convidei as amigas interessadas em aprender traçar o molde de  roupas para aprendermos juntas certo, então vou colocar aqui uma lista de materiais que precisamos ter para fazer nossos moldes e costurar.

-Tesouras: tenha sempre uma tesoura para tecido e outra para cortar pápéis, nunca use a sua tesoura de tecido no papel, pois o papel estraga o corte da tesoura, e depois ela fica "mastigando" o tecido.

 Essa tesoura grande do cabo preto eu estraguei o corte dela para tecido, agora uso para eva, plástico, papel, enfim para tudo. Já a toda em metal essa fica escondida, muitoooooooo bem guardada, é só para tecido mesmo.
Coloquei aqui só para mostrar a variedade de tesoura certo, tendo uma para papel e outra para tecido está ótimo. Já o desmancha ponto uso para o bordado e a costura.

-Régua: tenha uma régua de 60cm ou mais e uma de 1 metro, a maior é para traçar vestidos e calças fica bem melhor, acredite.


-Papel: pode ser o papel Kraft (que é escuro) ou o manilha ( que é branco), sugiro que compre por metro ou quilo, quando for traçar peças grandes como vestido ou calça não será necessário emendar o molde.


-Fita métrica: tenha uma de boa qualidade com números bem visíveis, lápis, pode ser o comum nº. 2, ou o 6B que já serve para traçar e se precisar marcar o tecido ele tem um gráfite macio risca fácil e também sai fácil na lavagem, apontador, borracha.


-Alfinetes existem vários tipos, eu prefiro os mais finos e longos, e sugiro que sejam galvanizados para não enferrujar e estragar o tecido.

-Agulha para costurar a mão, existem de várias espessuras é melhor ter variadas pois dependendo do tipo de tecido você pode precisar de agulha grossa ou fina, linha para costura cores variadas, sugiro que ao comprar o tecido para cortar a peça compre a linha junto.


-Claro que precisaremos de tecidos, linhas, botões, viés, renda, fita, passa fita, porém somente quando for costurar primeiro precisa escolher o modelo traçar e depois ver os detalhes que serão colocados para comprar. Eu como já trabalho no ramo tenho esses materiais. Meu problema é só o molde mesmo.

 Uma sugestão para quem não tem prática em máquina de costura, treine, treine bastante. Pegue um retalho de preferência com cor clara, use uma linha escura, e treine. Faça costuras retas, curvas, cantos, não tenha medo de mexer na máquina mude a posição dos botões e descubra o que a sua máquina pode fazer. Se você for como eu que esquece tudo, faça como eu anote tudo. Se vai mexer na sua máquina anote a posição dos botões mexa e depois volte como estava.  

Esse saco da foto eu fiz aproveitando pedaços de algodão cru que usei para treinar costura. Há alguns anos fiz um curso de Costureiro Industrial e para conhecer a máquina reta industrial que é bem rápida nós treinavamos em pedaços de pano, fiz costura reta como a do saco acima, curvas, enfim todos os tipos de costura. No final do curso eles entregam o material para o aluno. Eu aproveitei os retalhos para fazer sacos, que agora uso para guardar as blusas de lã, no final do inverno.

Nenhum comentário: