18 maio 2013

Flor de crochê bico de papagaio

Resolvi fazer uns tapetes para minha casa e passeando pelos blogs encontrei umas flores lindas feitas de barbante. Encontrei vídeos com passo a passo, fui fazendo a flor e anotando o passo a passo, para depois fazer as outras, sem precisar ficar na frente do computador. A primeira flor que fiz foi a bico de papagaio, fiz em barbante vermelho liso. Depois fiz com a linha Anne e a Cléa, para testar e quem sabe fazer um trilho ou almofada.
Encontrei os vídeos nesse blog http://ateliedobarbante.blogspot.com.br/ tem vários modelos de flor por lá, visitem.
No barbante usei agulha 3,5 mm barbante 4/6 nas cores vermelha para flor, natural para square e barbante barroco cor 9391 para folhas.



Na linha Anne usei agulha 1,50 mm linha vermelha 3528 para flor, verde 5638 para folhas, branca 8001 para square.
A flor branca usei a mesma agulha e linha branca 8001 para o square e flor e verde 5638 para folhas.



Na linha fina usei agulha 1,00 mm linha Cléa vermelha 3635 para a flor, linha Camila verde mescaldo 1440 para a folha, e Camila branca 0000 para o square.

Joguei uma miçangas no miolo para ver como fica. Essa flor tem um miolo colorido de verde amarelo e um pouco de vermelho, mas as minhas miçangas são transparentes não deu muito destaque, creio que miçangas leitosas darão um efeito melhor. 

Então o meu passo a passo ficou assim. 

Início: 6 correntes, fechar com um ponto baixíssimo.
1ª. Carreira: 3 correntes para subir, colocar 23 pontos altos, fechar com um ponto baixíssimo (deverá ficar com 24 pontos altos).

2ª. Carreira: 4 correntes para subir, 23 pontos altos na base dos pontos da carreira anterior com 1 corrente de intervalo entre eles, fechar com 1 ponto baixíssimo na 3ª. corrente do início, (deverá ficar com 24 pontos).

3ª. carreira: 6 correntes para subir, 23 pontos altos duplos (2 laçadas na agulha) com 2 correntes de intervalo, fechar a carreira com 1 ponto baixíssimo na 4ª. corrente do início, (deverá ficar com 24 pontos)

PÉTALAS
Virar a peça de lado e fazer 3 correntes para subir, colocar 4 pontos altos nos pontos altos duplos, 2 pontos altos nas 2 correntes de intervalo da carreira anterior, prender com um ponto baixo na base da 1ª. carreira, colocar 2 pontos altos juntos com os pontos do intervalo, no ponto altíssimo colocar 5 pontos altos, nas 2 correntes de intervalo colocar 3 pontos altos (fazer um ponto picô, 3 correntes presas na base) 3 pontos altos, descer no pontos altíssimo com 5 pontos altos...ir repetindo...

FOLHAS
Após fechar as pétalas virar o trabalho e descer com a linha até o intervalo (de 2 correntinhas) fazer argolas de 5 correntinhas prendendo nos intervalos com 1 ponto baixo até formar 12 argolas.
Dentro de cada argola colocar com a linha verde: 1 ponto baixo, 3 pontos altos, 3 pontos altos duplos, 1 pico, 3 pontos altos duplos, 3 pontos altos, 1 ponto baixo. Repetir nas 12 argolas.

SQUARE
Fazer 6 correntes prender na base das argolas anteriores. Com a linha na cor escolhida começar pelo primeiro canto.
Fazer 3 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos, na mesma argola, formando assim o primeiro canto.
Fazer 2 correntes e na argola seguinte fazer 3 pontos altos, 2 correntes e na argola seguinte fazer 3 pontos altos, fazer 2 correntes e na argola seguinte o 2º. Canto, fazendo 3 pontos altos 2 correntes e 3 pontos altos dentro da mesma argola.
Ir repetindo até encontrar com o 1º. Canto e unir com um ponto baixíssimo.
Cobrir os pontos da carreira anterior com pontos baixíssimos até chegar nas 2 correntes de intervalo, fazer então 3 correntes, 2 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos e repetir como na carreira anterior...

Um close no avesso da flor para ver o square, em todas as flores ele é feito do mesmo jeito, só muda a linha.


Postar um comentário